4 profissionais que mais sofrem de dor nas costas

Quatro em cada dez pessoas têm dor nas costas, aponta pesquisa do Hospital das Clínicas de SP[1]. Em 2016, 116 mil pessoas ficaram afastadas do trabalho por causa de problemas na coluna, segundo o INSS. E os profissionais que mais sofrem de dor nas costas são: dentistas, motoristas, manicures e programadores.

A causa para essas profissões serem as que mais prejudicam a coluna dos profissionais é fácil de identificar:

Motoristas

A postura ao volante geralmente não é adequada, a pessoa passa muito tempo na mesma posição repetindo os mesmos movimentos. E o agravante, a vibração que a coluna sofre dentro do veículo. Todos esses fatores interferem na saúde da coluna.

 

Dentistas

Os movimentos durante o atendimento, o modo como o dentista se debruça sobre o paciente, e a repetição dos movimentos, várias vezes ao longo do dia vão, aos poucos, prejudicando a coluna e causando dor nas costas.

 

Manicures

A posição que esses profissionais ficam para o atendimento faz com que a coluna fique curvada, a cabeça levemente inclinada. Imagine essa posição durante o dia inteiro, atendendo muitos clientes, e multiplique isso por uma semana, um mês, um ano de trabalho. Não demora muito para que apareça a dor nas costas e pescoço.

 

Programadores

O trabalho desses profissionais é altamente intelectual, os braços apoiados no teclado de computador, sentados em uma cadeira por horas a fio, oito horas por dia, pelo menos. Para os programadores, mais do que os movimentos repetitivos, a má postura causada pela área de trabalho não adequada ao seu corpo, são causas frequentes de dor nas costas.

 

E se você trabalha numa dessas profissões deve estar se perguntando: como resolver a dor nas costas? Existem algumas soluções para a dor nas costas.

A primeira delas é estudar maneiras de incluir alongamentos e paradas para caminhar e relaxar a musculatura das costas. O ideal é fazer essas pausas a cada duas horas. Outra atitude saudável é praticar alguma atividade física que reforce a musculatura que sustenta a lombar: natação, hidroginástica e pilates são excelentes opções.

Se você já está sentindo muita dor nas costas, é importante procurar algum tipo de terapia. A quiropraxia é uma das técnicas mais rápidas para o alívio da dor. E quando realizada com frequência, contribui muito como prevenção das dores e aumento da qualidade de vida.

 

_

[1] Quatro em cada dez pessoas têm dor nas costas, aponta pesquisa do Hospital das Clínicas de SP